Projeto EMPREENDER COLABORAR TRANSFORMAR

Existe um movimento crescente de pessoas que se dedica à resolução de problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras, sustentáveis e solidárias. Participar deste movimento é a proposta do Projeto “empreender COLABORAR TRANSFORMAR”. Incentivar os alunos da Escola Secundária de Miraflores a criar mais e melhor valor para a sociedade é o grande objetivo deste projeto.

Para atingir este objetivo inspiramo-nos nos inúmeros exemplos de empreendedorismo, nomeadamente o social, que nos entusiasmam e fazem acreditar num rumo verdadeiramente gratificante para o mundo em que vivemos.

defqformat="false" defpriority="99" latentstylecount="267">

Alguns projetos fantásticos de Empreendedorismo Social

Programa Aconchego


O Programa Aconchego, promovido em parceria com a FAP Social, é dirigido a:
- Seniores, com mais de 60 anos, residentes na cidade do Porto, vivam só ou com o cônjuge, e possuam condições na sua residência para o acolhimento de um estudante;

- Estudantes universitários, com idade entre os 18 e os 35 anos, não residentes no Porto e que queiram comprometer-se com o acompanhamento e melhoria da qualidade de vida do sénior.

Este programa, assente numa perspetiva intergeracional, de combate à solidão e isolamento dos seniores, consiste no alojamento de jovens universitários, em habitações de seniores residentes no Concelho do Porto, a título gratuito ou com uma comparticipação simbólica nas despesas de água e energia. O acompanhamento e avaliação do Programa são da responsabilidade da equipa técnica da Fundação Porto Social e da FAP Social.

O Programa Aconchego decorre de acordo com o calendário letivo, durante a semana de segunda a sexta-feira, sendo o período de fim-de-semana facultativo.
Deste modo, procura-se cumprir o objetivo específico de contribuir para a solução simultânea do problema de solidão dos seniores e de alojamento de jovens universitários.
 
 REFOOD

Tudo começou com um homem, uma visão e uma bicicleta.
Uma visão simples: resgatar as sobras alimentares dos estabelecimentos de restauração dentro do seu alcance – no seu bairro – e, com estas, evitar a fome de quem mais precisa.
Iniciado em 9 de Março de 2011, o Projecto Refood é um esforço eco humanitário, 100% voluntário, efectuado para e pelos cidadãos, ao nível micro-local, para acabar com o desperdício dos alimentos preparados e a fome nos bairros urbanos, enquanto reforça os laços comunitários locais. De uma forma ambiciosa, procuramos espalhar este conceito e valores por todos os bairros urbanos do planeta.

Desperdício zero


Há movimentos que começam com a revolta, com a revolução. Grita-se, move-se, luta-se pela mudança. Há movimentos que começam zangados, perturbados com a sua situação, e querem a todo o custo mudá-la. Alguns unem-se em multidões. Outros ficam-se por um grupo na internet. Uns chegam onde querem. Outros nem por isso. Conseguir ter sucesso por uma causa é algo que requer muito trabalho, unir muita gente e incomodar ainda mais. É preciso fazer muitas perguntas, não obter resposta e perguntar outra vez, e outra, e outra. Porém, há movimentos que têm sucesso e não é por precisarem de menos trabalho, ou terem muitos seguidores, ou gritarem mais alto. Segundo António, só é preciso fazer e fazer mais. Mas com outros cidadãos formou a DariAcordar – associação para a recuperação do desperdício e, em conjunto, criaram o movimento Zero Desperdício. E afinal foi simples: bastou ter Vontade, Trabalho, Coordenação e Paixão.

Terra dos sonhos

UM SORRISO VALE TUDO! 

A principal actividade da Terra dos Sonhos consiste na realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em estado avançado de doença, crianças e jovens carenciadas e idosos, como forma de transmitir uma mensagem de esperança na possibilidade de realização dos seus objectivos mais inspiradores, independentemente de circunstâncias, condicionamentos e limitações. A superação da impossibilidade através da criação da possibilidade é o resultado final pretendido

SAPANA.org

A Nossa Missão
Acreditamos no potencial do Ser Humano. Através do desenvolvimento das suas paixões e competências, potenciamos a sustentabilidade do Ser como agente de mudança individual e na comunidade ao seu redor.

A Nossa Visão

Na SAPANA.org queremos ser uma organização ícone em Portugal a nível de consciencialização e dinamização social referente a realidades sociais emergentes bem como desenvolver um trabalho de referência na área da igualdade e sustentabilidade humana tanto a nível nacional como internacional.

Os valores que nos movem

Não deixem de ver outros projetos AQUI



Um comentário:

  1. Olá

    Sempre que visito,
    leio e releio textos assim,
    sinto uma esperança no futuro renascer,
    de modo simples e pleno,
    com a fé na inteligência
    e certeza no seu triunfo
    sobre o consumismo sem sentido.

    Reencontrar sonhos,
    é reaprender o sentido da vida.

    ResponderExcluir