Projeto EMPREENDER COLABORAR TRANSFORMAR

Existe um movimento crescente de pessoas que se dedica à resolução de problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras, sustentáveis e solidárias. Participar deste movimento é a proposta do Projeto “empreender COLABORAR TRANSFORMAR”. Incentivar os alunos da Escola Secundária de Miraflores a criar mais e melhor valor para a sociedade é o grande objetivo deste projeto.

Para atingir este objetivo inspiramo-nos nos inúmeros exemplos de empreendedorismo, nomeadamente o social, que nos entusiasmam e fazem acreditar num rumo verdadeiramente gratificante para o mundo em que vivemos.

Alda Coutinho

Teresa Ferreira

Ideias inspiradoras



TRANSFORMAR LIXO EM ARTE



Vik Muniz é um dos grandes nomes da arte contemporânea mundial. Este artista plástico brasileiro, oriundo de uma família pobre, quis retribuir à sociedade as dádivas recebidas. E assim surgiu a ideia de transformar lixo em arte. O artista passou dois anos na maior lixeira do mundo a trabalhar com aqueles que recolhiam lixo e transformou os seus retratos em obras gigantescas compostas por materiais deitados fora. O dinheiro arrecadado com a venda das obras foi dado para a associação dos “homens do lixo” local. Um processo transformador para quem dele participou e para nós que o podemos ver no documentário “Lixo Extraordinário”, uma maravilhosa reflexão sobre felicidade, consumismo, pobreza e solidariedade que nos mostra a humanidade dos “homens e mulheres do lixo” nos seus sonhos, falhas e alegrias, devolvendo-lhes a dignidade.
 

 
  LOS RECICLADOS  

Eis mais uma história que mostra como as boas ideias – e a música – podem mudar a vida das pessoas. Em Cateura, um bairro da lata no Paraguai, existe uma orquestra que transforma o lixo do aterro local em música, reciclando objetos pra criar instrumentos.

Num lugar onde dificilmente as crianças conseguiriam ter uma vida melhor, surge uma ideia inovadora, corajosa e muito inspiradora. Favio Chavez é diretor e fundador da orquestra de jovens e lembra: “um violino [verdadeiro] custa mais que as suas casas”.

“Landfill Harmonic” é o nome do filme que conta esta história e nos mostra o poder transformador da música, mas também nos alerta sobre dois temas fundamentais dos nossos dias: a pobreza e a poluição e desperdício de resíduos.

                                             
PROJETO AMELIE




IF I COULD




Um comentário:

  1. Olá

    Toda vida
    que se destina
    a servir a outras vidas,
    encontrou neste mundo
    o seu real
    e verdadeiro sentido...

    Um imenso abraço.

    ResponderExcluir