Projeto EMPREENDER COLABORAR TRANSFORMAR

Existe um movimento crescente de pessoas que se dedica à resolução de problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras, sustentáveis e solidárias. Participar deste movimento é a proposta do Projeto “empreender COLABORAR TRANSFORMAR”. Incentivar os alunos da Escola Secundária de Miraflores a criar mais e melhor valor para a sociedade é o grande objetivo deste projeto.

Para atingir este objetivo inspiramo-nos nos inúmeros exemplos de empreendedorismo, nomeadamente o social, que nos entusiasmam e fazem acreditar num rumo verdadeiramente gratificante para o mundo em que vivemos.

defqformat="false" defpriority="99" latentstylecount="267">

EMPREENDEDORISMO SOCIAL



O empreendedorismo social é uma abordagem de negócio que se alicerça nos seguintes elementos chave:


Aborda problemas negligenciados pela sociedade

Desafiando a visão tradicional

Usando modelos de negócio inovadores

Que capacitam as pessoas

E trazem soluções sustentáveis

Com um impacto positivo para a sociedade

EXEMPLO:


Problema – Existem 70 milhões de minas ativas no mundo inteiro, presentes em mais de um terço dos países. Demorará 500 anos, ao ritmo atual, a localizar e desativá-las.


Impacto - As minas matam ou causam danos a um número de pessoas que vai dos 15 000 aos 20 000, todos os anos. Custa 3 dólares a produzir e colocar, mas mais de 1000 dólares a localizar e desativar.



Solução – Ratos africanos treinados para salvar vidas.


Modelo de negócio inovador – O treino centralizado e uso descentralizado cria emprego local e é uma fonte de rendimento para agricultores que não podem cultivar a terra.

Fonte: http://utenportugal.org/wp-content/uploads/INSEAD-Empreendedorismo-Social.pdf
 

TODOS PODEMOS SER TRANSFORMADORES



O maior problema é a falta de crença. Se as pessoas não acreditam que é possível, realmente não é possível.”


“O maior contributo dos empreendedores sociais é a crença de que é possível, sim, acabar com os maiores problemas do mundo.”


“Não pergunte o que o mundo precisa, pergunte o que te faz sentir vivo porque o que o mundo precisa é de pessoas que se sintam vivas.”


“Todos podemos ser transformadores na nossa medida.

Transformador é o cidadão que parou de reclamar e resolveu fazer as coisas acontecerem.”


“Todos os empreendedores sociais, se você lhes perguntar, em algum momento da vida – pelo menos todos os que eu conheci até agora – se depararam com injustiça, com pobreza, com um desequilíbrio na sociedade. Por causa desta experiência contrastante, as pessoas realmente começam a se engajar por um objetivo específico”.


Estes são alguns testemunhos do documentário “Quem se importa”, um documentário que mostra o trabalho de 18 empreendedores sociais cujas ideias visionárias já transformaram milhões de vidas. São pessoas reais como MuhamedYunus, Bill Drayton, Bart Weetjens, Mary Gordon, que nos fazem acreditar no poder transformador de cada um de nós.