Neste evento, Portugal foi representado pela Ana Reis, Duarte Mendes, Francisca Abecassis, Madalena Bento e Vasco Fernando do 12º E2 da nossa Escola.
Foram três dias de trabalho intenso no delinear de um projeto que só nos pode orgulhar como comunidade. “Sea Heroes”é o nome do projeto que nos invoca a sermos “Heróis do Mar” em interligação, exatamente como nas malhas que tecem uma rede de pesca.
Como surgiu a ideia do projeto “Sea Heroes”?
Estes estudantes, quando lhes foi dito, no primeiro dia de trabalhos, que o principal objetivo dos projetos a propor seria o de reduzir a poluição dos oceanos e contribuir para a sua regeneração, associaram a iniciativa, de imediato, ao documentário Seaspiracy da Netflix no que diz respeito à informação de que a grande fonte de poluição dos oceanos se deve ao desperdício de redes de pesca.
Como Portugal tem uma extensa costa marítima e o grupo é apaixonado pela água, especialmente o Vasco que sempre participou em competições de natação, a Madalena e o Duarte que surfam quase todos os dias, esta equipa chegou naturalmente ao “Sea Heroes”.
O que é o “Sea Heroes” e como vai ser implementado?
“Sea Heroes” será incentivado e desenvolvido pelo Governo nos portos locais, em que serão recolhidas as velhas redes de pesca dos pescadores e, em seguida, transportadas para fábricas e recicladas em novas redes, principalmente, mas também em outros equipamentos de pesca como coletes salva vidas, bóias. Como devolução, os pescadores poderão trocar o seu equipamento antigo por um novo, assim como acumular pontos para futuros benefícios. O projeto será monitorizado por uma app com detalhes piscatórios, com um sistema de pontuação semelhante ao recentemente lançado IVAucher para verificar as trocas. O financiamento será do Estado em conjunto com fundos da União Europeia para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a publicitação será feita nas redes sociais assim como nos portos.
Esta ideia tem como público alvo os pescadores e comunidade piscatória, ajudando a manter o oceano livre de plástico, assim como garantir equipamento em boas condições.
Juntas-te a esta ideia? Vamos salvar o oceano e ser, também, Heróís do Mar?