Projeto EMPREENDER COLABORAR TRANSFORMAR

Existe um movimento crescente de pessoas que se dedica à resolução de problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras, sustentáveis e solidárias. Participar deste movimento é a proposta do Projeto “empreender COLABORAR TRANSFORMAR”. Incentivar os alunos da Escola Secundária de Miraflores a criar mais e melhor valor para a sociedade é o grande objetivo deste projeto.

Para atingir este objetivo inspiramo-nos nos inúmeros exemplos de empreendedorismo, nomeadamente o social, que nos entusiasmam e fazem acreditar num rumo verdadeiramente gratificante para o mundo em que vivemos.

defqformat="false" defpriority="99" latentstylecount="267">

Imaginar o Futuro

 

A partir da identificação de três grandes problemáticas do mundo atual foi proposto aos alunos do 12º E1 imaginar um futuro (por exemplo 2030) e criarem a capa de um jornal/revista em que apresentassem a história de uma solução que tivesse sido implementada com o impacto da mudança positiva ocorrida no mundo. Eis aqui a identificação de três problemáticas e três soluções para as problemáticas identificadas.

Economia Linear

 

Extrair–Produzir-Descartar. Este é o estado atual. Olhemos ao redor. Estamos rodeados por vários produtos, todos produzidos com materiais distintos - plástico, metal, madeira, vidro, vários tipos de fibra e tecidos. Repare nas roupas que tem vestido. Do que elas são feitas – nylon? Poliéster? Lã? Algodão?

Solução

https://view.genial.ly/6474ea32367b990011e405c3/presentation-economia-circular-na-moda  

 

Fluxos migratórios


As questões relacionadas com migração e asilo fazem, cada vez mais, parte do nosso quotidiano. Há que refletir profundamente nos seus grandes desafios e oportunidades.

 

Solução:

https://view.genial.ly/646107a9dfd47800116eb57e/dossier-magazine-dossier

 

Envelhecimento

“A população mundial está a envelhecer e todos os países do mundo estão a assistir a um crescimento no número e na proporção de pessoas idosas da sua população.

O envelhecimento populacional está prestes a tornar-se numa das transformações sociais mais significativas do século XXI, com implicações transversais a todos os setores da sociedade – no mercado laboral e financeiro; na procura de bens e serviços como a habitação, nos transportes e na proteção social; e nas estruturas familiares e laços intergeracionais.

Estima-se que o número de idosos, com 60 anos ou mais, duplique até 2050 e mais do que triplique até 2100, passando de 962 milhões em 2017 para 2,1 mil milhões em 2050 e 3,1 mil milhões em 2100.”

Nações Unidas – ONU Portugal

Solução:

https://view.genial.ly/646d00e6713d5d00187f29eb/presentation-newspaper-presentation