“O vosso foco é a vossa realidade”
Yoda
“A atenção funciona de forma parecida com a de um músculo – se o usarmos deficientemente poderá definhar; se o usarmos bem, crescerá.” Segundo Daniel Goleman, uma vida bem sucedida exige que utilizemos três focos: um foco interno que nos harmoniza com as nossas intuições, valores orientadores e melhores decisões; um foco nos outros que facilita as nossas ligações com as pessoas nas nossas vidas e um foco externo que nos permite navegar ao largo no mundo. Como refere este autor, no seu livro “Foco – O motor oculto da excelência”, um dirigente dessintonizado com o seu foco interno andará sem rumo; um dirigente cego ao mundo dos outros será ignorante: e aqueles que forem indiferentes aos sistemas mais alargados no interior dos quais operam serão limitados.
E não são apenas os dirigentes que beneficiarão de um equilíbrio deste triplo foco, cada uma destas três variedades de atenção poderá ajudar-nos a ser mais produtivos e felizes.
Num tempo em que o declínio da atenção é visível, em que lutamos constantemente com as distrações internas e externas, há que privilegiar a atenção como capacidade primordial a desenvolver numa vida motivada de sentido. Nesta vivência, há que nos perguntar, uma vez e outra, como nos aconselha o Dalai Lama, a motivação implícita das decisões que tomamos:
- É apenas para mim ou para os outros?
- Para benefício de poucos ou muitos?
- Para agora ou para o futuro?
Fonte: Foco – O motor oculto da excelência, Daniel Goleman
OBS: Este livro, que recomendamos vivamente, foi, por sua vez, recomendado pelo estudante Vicente Ferraz a quem agradecemos imensamente. E... para quem tem Netflix aqui fica outra recomendação https://www.netflix.com/pt/title/81280926
Nenhum comentário:
Postar um comentário