Em 2013/2014, Ano Europeu dos Cidadãos, a Fundação EDP lançou o programa “Importas-te?”, alicerçado no documentário “Quem se importa?”, um filme poderoso para disseminar a mensagem de que “qualquer pessoa pode mudar o mundo”.
Sim, todos podemos ser transformadores!
Com o propósito de reavivar os objetivos deste programa, o mote de partida do ano letivo 2021/2022, nas turmas de Economia do 12º ano, da nossa escola, foi dado com a visualização deste documentário. Refletir de uma forma crítica sobre o lugar de cada um no mundo, sobre as relações sociais nas suas diferentes dimensões, sobre as condições de vida do nosso próximo, sobre o planeta – os recursos que nos oferece, a forma como os utilizamos – sobre a capacidade, inerente a cada um de nós, de transformar o mundo e a responsabilidade na criação de um mundo melhor são as nossas grandes motivações e o documentário “Quem se importa?” é a nossa grande inspiração para a promoção de mudanças locais e globais. As histórias de vida dos 18 empreendedores sociais entrevistados no filme impele-nos para a ação individual e coletiva. Eis alguns dos que os estudantes destacaram:
Bill Drayton - Fundou a Ashoca em 1980. Uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais.
Muhamad Yunus - Vencedor do Prémio Nobel da Paz, em 2006, o bengalês Yunus é considerado o criador do microcrédito.
Karen Tse - É responsável pela estruturação do aparelho jurídico em diversos países. Luta para que não haja nenhum preso sem acesso a defesa pública, independentemente do género ou idade.Vera Cordeiro - Criou, em 1991, a organização social Saúde Criança que visa reestruturar e promover a autossustentabilidade das famílias de crianças em risco.
Wellington Nogueira - Integrou, em 1988, a companhia do palhaço americano Michael Christensen (diretor do Big Apple Circus) que, em 1986, iniciou um grupo de trabalho para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque, batizado “Clown Car Unit”. Em 1991, de regresso ao Brasil, fundou a organização sem fins lucrativos “Doutores da Alegria”.
Bart Weetjens - Monge budista belga, treina ratos para detetar a tuberculose em amostras de saliva humana, de maneira mais rápida e eficiente que os laboratórios convencionais, e para descobrir onde há minas terrestres limpando assim enormes áreas de terra, antes inviabilizadas pelas guerras.
OBS: Já que falamos na contribuição única que cada um pode dar para um mundo melhor aqui fica a sugestão para aderir a outro programa inspirador: https://www.rootsandshootsportugal.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário