Projeto EMPREENDER COLABORAR TRANSFORMAR

Existe um movimento crescente de pessoas que se dedica à resolução de problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras, sustentáveis e solidárias. Participar deste movimento é a proposta do Projeto “empreender COLABORAR TRANSFORMAR”. Incentivar os alunos da Escola Secundária de Miraflores a criar mais e melhor valor para a sociedade é o grande objetivo deste projeto.

Para atingir este objetivo inspiramo-nos nos inúmeros exemplos de empreendedorismo, nomeadamente o social, que nos entusiasmam e fazem acreditar num rumo verdadeiramente gratificante para o mundo em que vivemos.

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Ter lucro e praticar o bem


Há um número crescente de líderes empresariais a consciencializar-se de que as metas financeiras são tão importantes quanto as sociais e que tal implica mudar drasticamente o modelo de negócio existente, ou seja, mudar o DNA das empresas.

Será possível conciliar os dois objetivos? Sim! Aqui ficam três exemplos: 

1. A empresa de confeções americana Patagónia, que inicialmente priorizava metas financeiras, passou a dar atenção especial ao bem social. 



Há muitos apelos à reciclagem, mas esta deverá ser o último passo a tomarmos com aquilo que consumimos. A reciclagem é, sem dúvida, importantíssima, mas deverá ser o último passo que devemos tomar com aquilo que consumimos. O pontapé inicial está na redução do consumo. Cada roupa, alimento ou objeto que compramos deixou a sua emissão de carbono no planeta. Por isso, se adquirirmos apenas o que realmente precisamos, fazemos a nossa parte por um planeta mais saudável. E é esse o conceito que a marca de roupas Patagonia quer passar para os seus clientes.
O exemplo da Patagonia tem-se estendido a outras empresas que mostram que é possível aliar Moda e Sustentabilidade.
2.    A GrameenVeolia Water é uma empresa no Bangladesh que tinha como objetivos fornecer água potável a preço justo para a população de vilarejos rurais de Goalmari e Padua no longo prazo e sustentar as operações de vendas sem depender de subsídios. No entanto, havia um conflito entre estas duas metas e quando os gestores perceberam que seria muito difícil soluciona-lo mesmo se vendessem água somente para domicílios rurais pobres a preço muito baixo, criaram uma nova atividade geradora de receita: vender água em garrafões para escolas e estabelecimentos comerciais em áreas urbanas das proximidades. Era tentador desviar a atenção e recursos para este novo nicho de mercado à custa do original, mas a liderança não mudou de curso: as vendas urbanas foram para ajudar a prosseguir a meta social.
 
3.    A RevolutionFoods, fornece refeições nutritivas para alunos de baixo rendimento nos EUA. Foi criada depois dos seus fundadores terem testemunhado as reduzidas opções de alimentação para as crianças em escolas carentes. Esta atividade central cria dois tipos de valor: as refeições saudáveis não só contribuem para melhorar a saúde das crianças como para ganhar dinheiro. Além disso, os gestores envolvem, com frequência, os alunos em educação alimentar apresentando-lhes novos alimentos e recebendo feedback sobre o paladar.
Fonte: The Dual-Propose
Harvard Business Review  Março/Abril 2019

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