Projeto EMPREENDER COLABORAR TRANSFORMAR

Existe um movimento crescente de pessoas que se dedica à resolução de problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras, sustentáveis e solidárias. Participar deste movimento é a proposta do Projeto “empreender COLABORAR TRANSFORMAR”. Incentivar os alunos da Escola Secundária de Miraflores a criar mais e melhor valor para a sociedade é o grande objetivo deste projeto.

Para atingir este objetivo inspiramo-nos nos inúmeros exemplos de empreendedorismo, nomeadamente o social, que nos entusiasmam e fazem acreditar num rumo verdadeiramente gratificante para o mundo em que vivemos.

defqformat="false" defpriority="99" latentstylecount="267">

Os novos movimentos cívicos


Os novos movimentos cívicos expressam a progressiva orientação da sociedade no sentido de um futuro sustentável. Têm, muitas vezes, uma ação difusa, mas não deixam de ser efetivos. São protagonizados, em grande parte, por jovens, mas também há muitas pessoas de outras idades que a eles aderem dando fôlego a uma mudança no caminho da sustentabilidade em todas as suas dimensões. Aqui ficam alguns exemplos:

*      “Movimentos de transição” – integram critérios muito variáveis que passam pela permacultura, transição energética, conservação da biodiversidade e paisagem, projetos para as ecoaldeias…


*      Movimentos dos “proconsumidores” e “consumidores éticos” – vivem tanto na cidade como no campo, mas renunciaram ao uso da maior parte dos plásticos, reduziram o consumo não responsável nem justo. Frequentam mercados biológicos ou compram cabazes online e usam transportes amigáveis. Incluem-se neste grupo os que podem produzir a energia que consomem.


*      Rede Cuidar da Casa Comum – movimento que promove a ecologia integral, inspirado pela encíclica papal “Laudato Si”.


*      Movimentos autodefinidos em torno de propósitos específicos (Greve Climática Global; Extinction Rebelion, Blockadia, Climate Justice Action)


Fonte: Expresso - Novos movimentos cívicos: tendências e mudanças, Luísa Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário