Projeto EMPREENDER COLABORAR TRANSFORMAR

Existe um movimento crescente de pessoas que se dedica à resolução de problemas da sociedade através de iniciativas inovadoras, sustentáveis e solidárias. Participar deste movimento é a proposta do Projeto “empreender COLABORAR TRANSFORMAR”. Incentivar os alunos da Escola Secundária de Miraflores a criar mais e melhor valor para a sociedade é o grande objetivo deste projeto.

Para atingir este objetivo inspiramo-nos nos inúmeros exemplos de empreendedorismo, nomeadamente o social, que nos entusiasmam e fazem acreditar num rumo verdadeiramente gratificante para o mundo em que vivemos.

Alda Coutinho

Teresa Ferreira

OBJETIVOS DO MILÉNIO



 Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda inferior a um dólar por dia e a proporção da população que sofre de fome.  
  Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico.


 Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino em todos os níveis de ensino, no mais tardar até 2015. 

Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos.



Reduzir em três quartos, até 2015, a taxa de mortalidade materna. Deter o crescimento da mortalidade por câncer de mama e de colo de útero.

Até 2015, ter detido a propagação do HIV/Aids e garantido o acesso universal ao tratamento. Deter a incidência da malária, da tuberculose e eliminar a hanseníase.


 Promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e esgotamento sanitário.

Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro não discriminatório. Tratar globalmente o problema da dívida dos países em desenvolvimento. Formular e executar estratégias que ofereçam aos jovens um trabalho digno e produtivo. Tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial de informação e de comunicações.





Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas - ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milénio – ODM, que deveriam ser atingidos por todos os países até 2015.
Alguns dos objectivos do milénio, nomeadamente o primeiro, parecem ser, cada vez mais, metas inalcançáveis. O cenário ameaçador que se nos depara torna ainda mais negras as sombras que cobrem o futuro. Crise financeira, desigualdades, doenças, ausência de educação, crime, guerra, fuga de cérebros, narcotráfico, prostituição, xenofobia de raça, nação e classe. No entanto… Vislumbramos, também, muitos sinais de que algo de novo desponta para um acordar e rever percursos. Se vivemos uma crise profunda algo se esgotou. Se chegamos a um beco, consciencializamo-nos de que é a altura de arrepiar caminho e encontrar outros: novas formas de organização económica e social, modelos de desenvolvimento alternativo. Porque,“nós criamos o mundo de acordo com a nossa vontade."
Acreditamos que a cada dia se torna maior o número de pessoas que encontram formas de mudar perspectivas obsoletas e reconfigurarão rapidamente predisposições ultrapassadas. Queremos engrossar este número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário